Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Médica formada consegue suspender pagamentos do Fies enquanto cursa residência em Cirurgia Básica

Publicado por Hiromoto Advocacia
há 2 anos

Uma médica conseguiu na Justiça a extensão do prazo de carência do contrato do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior ( Fies) até a conclusão de Residência Médica em Cirurgia Básica. A tutela de urgência foi concedida pelo desembargador federal Souza Prudente, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1). O magistrado determinou a suspensão da cobrança de parcelas até o pronunciamento definitivo da Turma Julgadora.

No caso, o juízo monocrático postergou a análise do pedido de antecipação de tutela após a apresentação de contestação. Contudo, o advogado Kairo Rodrigues, do escritório Kairo Rodrigues Advocacia Especializada, ingressou com recurso no TRF-1 e apontou o iminente perigo da interrupção de sua formação da médica, tendo em vista o encerramento do prazo de carência.

Ao analisar o recurso, o desembargador esclareceu que a referida extensão se encontra disciplinada na Lei nº 10.260/2001, que trata sobre o Fies. A norma define que o estudante graduado em Medicina que optar por ingressar em programa credenciado Medicina pela Comissão Nacional de Residência Médica e em especialidades prioritárias definidas em ato do Ministro da Saúde terá o período de carência estendido por todo o período de duração da residência.

De outro lado, ressaltou que a Portaria Normativa MEC nº 07/2013 estabelece que o pedido para a carência estendida pode ser feito desde que o contrato não esteja na fase de amortização do financiamento. Contudo, observou que a portaria ministerial fez inserir restrição não prevista na mencionada norma, circunstância essa a caracterizar, numa análise preliminar, violação ao princípio da legalidade.

“Assim posta a questão e considerando que a autora comprovou a sua regular admissão em programa de residência médica que se enquadra no mencionado dispositivo legal, afigura-se plausível a pretensão recursal por ela deduzida, mormente por se afinar com a orientação jurisprudencial deste egrégio Tribunal sobre a matéria”, disse o desembargador.

Em relação à discussão sobre a ilegitimidade da exclusão da especialidade em Cirurgia Básica das prioridades estabelecidas pelo Ministério da Saúde, o magistrado disse que tal circunstância, por si só, não tem o condão de autorizar o indeferimento da tutela requerida. Tendo em vista que tal exclusão afigura-se, em princípio, em desacordo com os princípios da razoabilidade e da isonomia de tratamento.

“Mormente em face da situação de calamidade pública por que passa o nosso país, em virtude da pandemia da Covid 19, a reclamar o maior número de profissionais médicos para fazer frente à elevada e sempre crescente demanda de serviços especializados, dentre os quais, insere-se a especialidade em que se encontra matriculada a suplicante”, completou o desembargador.

Número: 1018423-54.2022.4.01.0000

(Fonte: Rota Jurídica)


📰 Leia também:

    • Sobre o autor💻 Escritório de Advocacia 100% Digital
    • Publicações423
    • Seguidores119
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações74
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/medica-formada-consegue-suspender-pagamentos-do-fies-enquanto-cursa-residencia-em-cirurgia-basica/1582513210

    Informações relacionadas

    Recurso - TRF01 - Ação Fies - Agravo de Instrumento - de Instituto de Ensino Superior do Piaui

    Arthur Cardoso, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Como suspender o meu contrato do FIES em virtude da residência médica?

    Tribunal Regional Federal da 4ª Região
    Jurisprudênciahá 9 meses

    Tribunal Regional Federal da 4ª Região TRF-4 - AGRAVO DE INSTRUMENTO: AI XXXXX-87.2023.4.04.0000

    Hyago Viana, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Médico residente não precisa pagar o FIES durante a residência médica

    Situações em que é negada a carência estendida do FIES: veja o que fazer

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)