Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Divórcio: como dar entrada, quais os tipos e quanto tempo demora?

Publicado por Hiromoto Advocacia
há 2 anos


Com certeza ninguém se casa pensando em se separar. Todavia, alguns relacionamentos se tornam impossíveis e a convivência já não é mais uma opção. O caminho então é entrar com um pedido de divórcio.

Mas muitos casais se perguntam: quanto tempo pode demorar esse processo? Vai depender se o divórcio é amigável ou litigioso. Por onde começar? Vamos responder a essas questões. Boa leitura!

Por onde começar a dar entrada no pedido de divórcio?


Primeiro é preciso escolher um advogado e reunir a documentação necessária para o processo.

Nos casos em que o casal está de comum acordo, o mais indicado é fazer o divórcio extrajudicial. Este procedimento acontece no cartório e é mais simples e rápido do que o divórcio judicial.

Já o divórcio judicial, o processo acontecerá perante um juiz e, dependendo da complexidade, poderá levar mais ou menos tempo. Afinal estão em jogo a guarda dos filhos, quem vai pagar a pensão, valor, divisão de bens, entre outros assuntos.

Quais são os tipos de divórcio?

Como mencionamos anteriormente, o divórcio pode ser consensual (em comum acordo) ou não. Vamos explicar:

  • Divórcio Litigioso: o divórcio litigioso envolve questões complexas que o casal não consegue resolver por si só. Quando houver dúvidas sobre partilha de bens, pensão e guarda de filhos, a separação deverá acontecer judicialmente. Nos casos de filhos menores de idade, o divórcio ocorre, necessariamente, no Judiciário.

  • Divórcio Consensual: quando as partes estiverem de acordo e não houver questões complexas envolvidas na separação, o divórcio será amigável. Sendo consensual, o divórcio poderá ser realizado em cartório, extrajudicialmente.

Quanto tempo pode demorar o processo de divórcio?

A resposta é difícil de precisar, pois vai demandar o tipo de divórcio. Se for amigável, o cartório pode ser finalizar no mesmo dia. Já se for o litigioso (com pontos de vista distintos), a lei determina que não dure mais do que 3 meses.

A forma mais rápida de se divorciar é fazendo o procedimento pelo cartório, amigavelmente. Para isso, as partes devem estar de acordo e não ter filhos menores ou incapazes. Caso contrário, o divórcio acontecerá no Judiciário.

Com o avanço da tecnologia e as modernidades da internet, o divórcio também poderá ser feito digitalmente. Para isso é preciso que ele seja realizado no cartório na presença de um Juiz de Direito. Em média, sendo online, o processo costuma ser rápido, não demorando mais de 10 dias.

Qual é a documentação para entrar com o divórcio?

Isso poderá variar de acordo com o tipo de divórcio a ser praticado. Em primeiro lugar, é preciso contratar um advogado. Ele será a pessoa certa para dar todas as coordenadas necessárias.

Contudo, de forma geral os documentos são:

  • certidão de casamento;

  • certidão de nascimento dos filhos (se houver);

  • cópias do RG e CPF de cada um;

  • documentos dos bens móveis e imóveis.

(Fonte: Jornal Contábil)


📰 Leia também:

    • Sobre o autor💻 Escritório de Advocacia 100% Digital
    • Publicações423
    • Seguidores119
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações384
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/divorcio-como-dar-entrada-quais-os-tipos-e-quanto-tempo-demora/1387119280

    Informações relacionadas

    Jandiara Lima, Bacharel em Direito
    Modeloshá 6 anos

    [Modelo] Pedido de Divorcio Extrajudicial Consensual

    Nova lei do divórcio já traz resultados

    Lucas Andrade Araripe, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Quais bens entram na partilha, após o divórcio?

    Cesar do Amaral Simon Júnior, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    [Modelo] Acordo de Divórcio Consensual c/c Partilha de Bens, Guarda, Alimentos e Alteração de Nome

    Leonardo Soares, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Posso me divorciar sem fazer a partilha dos bens? Há algum problema nisso?

    2 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Olá! Ótima postagem! continuar lendo

    Estou em divórcio litígio. Meu ex. Marido, cometeu todos os abusos. Fiquei sem casa. Sem carro, minha empresa. Meu ex por ser rico, e ter um nome na sociedade carioca do RJ. Roberto Khalil Gebara. Depois de 52 boletins de ocorrência nas delegacias do Rio. os juízes Cintia Soutos Juarez e Diego Negri, ambos subornados pelo autor do fato, absolveram o autor de todos os crimes. Neste pais Vale Tudo! Lei Maria da Penha, Balela! Mulher nenhuma é protegida pela lei, neste pais. Estou a disposição, para esclarecimentos. (21) 99157-3033 Elba. continuar lendo