Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Direitos dos portadores de doenças autoimunes

Publicado por Hiromoto Advocacia
há 2 anos

As doenças autoimunes são causadas pelo desordenamento do sistema imunológico que passa a atacar o próprio organismo, as doenças autoimunes se enquadram em um grupo de desordens que ainda não possui uma causa definida.

Sabe-se apenas que o sistema imune identifica as próprias células como uma ameaça e emite uma resposta de defesa contra as mesmas. Além disso, elas devem ser tratadas assim que diagnosticadas para evitar um possível agravamento.

São muitas as doenças de origem autoimune e embora possuam tratamentos eficientes, podem acabar atrapalhando a vida do paciente em diversos sentidos. Por isso, é importante que esses pacientes recebam alguns direitos que os beneficiam por conta das dificuldades causadas por essas desordens.

Mas, todas as doenças autoimunes se enquadram nos planos de benefícios?

Continue a leitura do artigo para entender melhor quais são as doenças que se enquadram para receber os benefícios previdenciários e fiscais. Esteja atento também, sobre os direitos do paciente, nesses casos.

Doenças autoimunes: quais os direitos que os portadores possuem?

Infelizmente, apenas algumas doenças autoimunes se enquadram na relação de doenças graves de evolução prolongada e permanente. Sendo apenas a esclerose múltipla e espondiloartrose anquilosante, as únicas que possuem os benefícios previdenciários e fiscais.

Quando o paciente comprova ser portador de alguma dessas doenças, ele recebe uma série de benefícios, previstos no art. 151 da Lei 8.213/91, chamado também de Plano de Benefícios da Previdência Social.

Conforme a lei, a saúde é um direito de todos, além de dever do Estado, afinal, é ele o responsável por garantir a saúde através de políticas sociais e econômicas. Isso tudo proporciona um acesso amplo e igualitário às ações e serviços para proteção, promoção e recuperação do cidadão.

Dentre esses serviços, podemos citar:

-> Continue lendo...



📰 Leia também:

    • Sobre o autor💻 Escritório de Advocacia 100% Digital
    • Publicações423
    • Seguidores119
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações12375
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/direitos-dos-portadores-de-doencas-autoimunes/1356666443

    Informações relacionadas

    Paulo Barros, Operador de Direito
    Notíciashá 7 anos

    Conheça os direitos dos pacientes com algumas doenças crônicas

    Waldemar Ramos Junior, Advogado
    Artigoshá 9 anos

    Lista de doenças graves que possibilitam o segurado obter o benefício por incapacidade sem cumprir o período mínimo de carência

    Mota Advogados Associados, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Qual a lista de doenças ou CID que dão direito ao BPC LOAS?

    Thiago Souza, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    As doenças que garantem desconto de até 30% na compra do carro zero

    Enviar Soluções, Advogado
    Notíciashá 5 anos

    30 doenças garantem descontos na compra do carro novo – Confira a lista aqui!

    8 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    As pessoas ou animais não possuem sistema imunológico. Nós possuímos sim, um "sistema imunitário" ou simplificando, um "sistema imune". Os "sistemas imunológicos" como a própria origem grega nos diz, são sistemas que estudam a imunidade e por tanto, esse estudo denomina-se por imunologia. Assim, a imunologia ou "sistema" imunológico, encontra-se nos laboratórios, universidades, hospitais e centros de pesquisa específica. continuar lendo

    O sistema imune é capaz de diferenciar as células do próprio corpo daquelas invasoras, o que garante grande eficiência na defesa do organismo. Entretanto, em algumas situações, ele pode reagir contra nosso próprio corpo, desencadeando doenças autoimunes. continuar lendo

    Difícil mesmo é contribuir a vida toda, mantendo o sistema previdenciário e quando se encontra acometido por alguma doença ainda ser humilhado e ter os direitos não respeitados, só de saber disso já causa doença a psicológica. continuar lendo

    Bem esclarecedor! continuar lendo